top of page

PRINCÍPIOS DE UM DESIGNER!

1. Observação

2. Associação

3. Autoconhecimento

4. Conheça seus desafios

5. Superação

6. Não tenha medo

Segundo Alex Osborn: 

“Todo mundo tem o potencial de ser criativo”.

 

Segundo a lenda, durante a corrida espacial entre EUA e Rússia, os americanos gastaram milhões em pesquisas para desenvolver uma caneta que funcionasse sem a gravidade. Os russos levaram um lápis! Simples assim.

​

A criatividade é o potencial de solucionar problemas de forma simples, mas, afinal, como surgem as ideias? 

 

 

Sendo assim, como funciona o processo criativo?

 

OBSERVAÇÃO:  O conhecimento está no seu usuário. Seja um observador!

​

​​

ASSOCIAÇÃO:  O princípio da criatividade está intimamente ligado ao conceito de associar elementos dentro do seu repertório cultural.

 

“A Associação é o princípio da criatividade.” – Guy Aznar

 

AUTOCONHECIMENTO:  “Largue-se e você será muito mais do que jamais sonhou ser.” -  Janis Joplin

 

É importante perceber que todos precisam de momentos de leveza. Os sonhos e ideias fluem melhor quando estamos relaxados. Ser flexível para atingir os objetivos pode ser o melhor caminho. É preciso deixar a mente divagar em ideias das mais simples às mais absurdas e então selecionar as melhores, um brainstorming.

 

 

CONHEÇA SEUS DESAFIOS:  “As grandes coisas não são feitas por impulso, mas por meio de uma série de pequenas coisas acumuladas.” — Vincent Van Gogh

 

Quanto mais conhecimento temos das restrições e problemas que precisamos resolver, mais chance temos de solucioná-los. Conheça seus problemas para entendê-los e use seu autoconhecimento para resolvê-los! O processo criativo, como já vimos, está totalmente ligado a um repertório cultural resultante da coleta de referências.

​

SUPERAÇÃO:  “Obstáculos não podem parar você. Se você achar uma parede, não desista. Ache uma maneira de escalá-la, atravessá-la ou derrubá-la.” — Michael Jordan

 

A superar obstáculos é a nossa capacidade de resolver problemas. Quanto mais problemas entregamos ao nosso cérebro, mais ele aprende a resolvê-los. Esse processo se chama neuroplasticidade, que, resumidamente, é a maneira que nosso cérebro usa seu conhecimento e se molda à situação.

 

NÃO TENHA MEDO de tentar novas idéias!

 

“Não tenha medo de tentar, tenha medo de não tentar e ver que a vida passou e você não se arriscou como deveria.” - Chorão

​

​

Separei aqui alguns trabalhos por categorias. Espero que apreciem meus trabalhos.

​

 

 

Forte abraço,

Marcos Paulo Cappelli

​

​

bottom of page